Unimed

MEMÓRIA UNIMED

UNIMED DO BRASIL
Aguarde para conhecer a história da Unimed Nova Hartz.

Por enquanto, saiba mais sobre a história da Unimed Brasil.

CONHEÇA

18 de dezembro de 1967A primeira Unimed

VOLTAR

Primeira Sede da Unimed Santos
No final da década de 1960, a medicina assistencial no Brasil atravessava um momento de grande efervescência pela perplexidade que as transformações estruturais da Previdência Social traziam – houve a unificação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) no Instituto Nacional de Assistência Médica de Previdência Social (INPS), que mais tarde viria a se transformar no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), extinto em 1990 para dar lugar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da queda no padrão de atendimento, as mudanças levaram ao surgimento de seguradoras de saúde, à mercantilização da medicina e à proletarização do profissional médico, que ficava impedido de exercer com liberdade e dignidade sua atividade liberal.

Um grupo de médicos filiados ao Sindicato dos Médicos de Santos (SP), insatisfeito com esta situação, buscou um modelo que resgatasse a ética e o papel social da medicina, garantindo a prática liberal da profissão e a qualidade do atendimento. Edmundo Castilho e mais 22 médicos fundaram, então, em 18 de dezembro, a União dos Médicos - Unimed, na cidade de Santos (SP), com base nos princípios do cooperativismo. A primeira diretoria foi formada por José Luiz Camargo Barbosa, Mario Billerbeck, Gino Sarti, Edmond Atick e Helio Gomes.