Unimed

MEMÓRIA UNIMED

UNIMED DO BRASIL
Aguarde para conhecer a história da Unimed Nova Hartz.

Por enquanto, saiba mais sobre a história da Unimed Brasil.

CONHEÇA

2016Fórum Transformar para Avançar

VOLTAR

Eudes de Freitas Aquino abre os trabalhos do Fórum
Nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2016, aconteceu o Fórum Transformar para Avançar. Mais uma vez, o Sistema Unimed atendeu ao chamado e mostrou-se presente. Foram cerca de 300 participantes e 161 propostas com as quais produziu-se um Relatório de Mudanças. 

Com o Fórum busca-se grandes conquistas baseadas nos inúmeros desafios encontrados a partir de 2016. O evento reuniu durante dois dias de incansáveis debates, cerca de 300 dirigentes e técnicos dedicados e comprometidos com os rumos que o Sistema Unimed deve tomar. 

Preocupada com este fato, a Diretoria Executiva da Unimed do Brasil definiu sete grandes temáticas para serem ampla e minuciosamente discutidas na ocasião:

*Intercâmbio – o diferencial do Sistema Unimed deve ser revisto constantemente devido a sua relevância e complexidade. A revisão contínua do Manual de Intercâmbio, a agilidade dos processos e a tecnologia de ponta foram pontos longamente discutidos.

*Mercado e Competitividade – detentor de 30% do mercado de planos de saúde do Brasil, o Sistema Unimed precisa estar atento aos fenômenos do mercado para não perder a liderança e dar espaço aos concorrentes. O debate abrangeu invasão de área, rede de atendimento e comercialização de planos, entre outros. 
*Qualificação e Gestão Operacional – o investimento em qualificação e gestão compartilhada, unindo e atendendo às necessidades de nossas cooperativas a fim de otimizar custos e profissionalizar atividades, foi o tema central da sala em questão. 

*O Papel da Unimed do Brasil na Gestão das Cooperativas – a Confederação almeja ampliar ainda mais sua atuação frente ao Sistema, visando garantir sua sustentabilidade e liderança de mercado. Para isso, tratou de sua atuação políticainstitucional, de critérios mais rígidos para o uso da marca Unimed, assuntos regulatórios, etc.

*Mudança para o Modelo de Atenção Integral à Saúde – o incentivo à adoção do referido modelo foi o alvo de discussão. Além disso, modelos de remuneração, um núcleo de consultório de cooperados, formando unidades de atendimento, e a integração tecnológica e operacional ganharam espaço no debate. 

*Relação do Cooperado com a Cooperativa – atentos à importância da gestão do quadro de cooperados e considerando que o desalinhamento entre eles pode ir contra a nossa essência e acarretar em resultados nocivos ao nosso negócio, a sala priorizou temas como atração e fidelização de cooperado, um programa de relacionamento (DNA Unimed) e políticas de remuneração médica. 

*Governança Cooperativa – direcionada pelos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, a conferência envolvendo a Governança Cooperativa abordou a reestruturação político-organizacional do Sistema, a uniformização da nomenclatura de cargos e da estrutura diretiva, a gestão de risco, o modelo de Estatuto e de gestão unificada, o processo sucessório, entre outros temas.