Unimed

MEMÓRIA UNIMED

UNIMED DO BRASIL
Aguarde para conhecer a história da Unimed Nova Hartz.

Por enquanto, saiba mais sobre a história da Unimed Brasil.

CONHEÇA

1844O nascimento do ideal cooperativista

VOLTAR

Em 1843, 28 tecelões de Rochdale, distrito de Lancashire, na Inglaterra, reuniram-se para fugir da ameaça iminente da miséria. Após estudarem algumas soluções, aprovaram a fundação de um armazém cooperativo. Foi necessário um ano para economizar a soma de 28 libras esterlinas. 

Essa iniciativa se concretizou em 21 de dezembro de 1844. Os "probos pioneiros”, como ficaram conhecidos, abriram as portas e iniciaram as atividades de comercialização no armazém cooperativo, que recebeu o nome de Rochdale Society of Equitable Pioneers.

No Brasil,a fase pré-cooperativista ocorreu durante as Missões Jesuíticas, no sul do País, e, mais tarde, nas associações de trabalhadores imigrantes nas indústrias paulistas e cariocas. O movimento adquiriu impulso real a partir de 1932, com a edição do Decreto Federal nº 22.239.

A medida estimulou o movimento, que se desenvolveu mais ainda quando o governo de Getúlio Vargas (1930-1945) incentivou a formação de cooperativas agrícolas de trigo e soja. Nas décadas de 1960 e 1970, essas associações alcançaram ponto alto em função das altas cotações da soja no mercado internacional e das facilidades de crédito.